Leads do mercado automotivo: como converter e vender mais

Leads do mercado automotivo como converter e vender mais.jpg

Leads do mercado automotivo: como converter e vender mais

Todos os dias surgem novos concorrentes em todos os mercados, principalmente no mercado automotivo que é competitivo, já que é possível vender veículos de forma particular ou por intermédio de uma loja de autos ou concessionárias.

A venda de veículos é uma atividade desafiadora e que precisa de dedicação de todos, desde o dono do negócio até os vendedores, recepção e todas as pessoas envolvidas. No entanto, não são todas as lojas de autos e concessionárias que sabem lidar com os leads que chegam diariamente.

Antes de qualquer coisa, o que é um lead?

Lead é toda pessoa interessada em um serviço ou produto que entra em contato com a empresa e pode se tornar um potencial cliente. Com a chegada da internet e o grande poder dos anúncios de sites classificados, o número de leads para o mercado automotivo cresceu, mas ter leads e mais leads, e não saber vender não adianta nada. É indispensável saber atender o lead, converter e oferecer todo o suporte necessário.

Mas, como converter e vender mais?

Tudo começa pelo atendimento de qualidade, ágil e competente. Só querer vender não é o suficiente, é preciso querer entender e atender as necessidades de cada cliente. Por isso, o ideal é que a equipe de vendas esteja capacitada e treinada para oferecer mais do o que cliente busca, superando assim suas expectativas.

Enfatize com sua equipe de vendas a importância do primeiro contato ser feito por telefone e não por meios eletrônicos, como o WhatsApp.

O contato quando realizado por telefone, permite o vendedor ouvir e entender as necessidades de cada cliente. Assim é possível oferecer uma negociação inteligente e mais assertiva.

Muitos vendedores preferem não fazer contato telefônico porque dizem não ser atendidos, mas para conseguir a atenção do cliente e entendê-lo mais a fundo, é imprescindível que a ligação seja realizada em até 15 minutos após o recebimento do lead.

Isso porque as pessoas que estão em busca de um veículo, fazem as buscas nos portais entre 20 e 30 minutos, depois desse tempo, essas pessoas vão realizar outras atividades e, obviamente, não atenderão o telefone e nem tão pouco responderão e-mails.

Além disso, é importante que o primeiro contato não seja feito apenas por e-mail.  O e-mail é responsável pela baixa taxa de conversão, afinal os clientes não ficam abrindo sua caixa de e-mail com tanta frequência e podem demorar dias para responder o vendedor.

Ou seja, outros vendedores já podem ter entrado em contato por telefone, estão dando continuidade no atendimento por WhatsApp e sua loja de autos perdeu uma possível venda.

Outro ponto importante é ter em mente que não é porque o lead não fechou negócio imediatamente, que ele não pode realizar uma compra mais tardia, sendo assim todos os leads merecem atenção e merecem tratamento de cliente vip. Por tanto, mantenha relacionamento com esses leads que não fecharam negócio, eles podem comprar um veículo futuramente!

Anúncios esclarecedores

Além do primeiro atendimento feito por telefone e com qualidade, outro ponto importante e essencial no mercado automotivo é objetividade dos anúncios. Isto é, os anúncios precisam ser bem escritos, terem fotos reais dos veículos e conter todas informações relevantes.

Use sempre fotos verdadeiras dos veículos, as pessoas são muito visuais e uma imagem pode falar mais que mil palavras.

Desta forma, o lead já avalia se aquele veículo é ou não o que ele procura. Isso poupa o tempo do lead e ainda gera economia para o seu negócio que não gastará com anúncios errôneos.

Gestor de leads automotivos

O uso da tecnologia é sem dúvidas mais que fundamental nos dias atuais, por isso usá-la ao favor de seu negócio deve ser uma prioridade. O gestor de leads automotivos é uma ferramenta de grande utilidade para as lojas de autos e concessionárias, pois permite acompanhar toda a jornada dos leads, além de identificar de qual portal cada contato é proveniente.

Ou seja, você consegue avaliar o desempenho de cada site de classificados e canal, analisar quais vendedores estão vendendo mais e assim por diante.

Além disso, com o gestor de leads automotivos você melhora o tempo de seus vendedores e eleva o padrão de atendimento de sua loja com as respostas prontas, integração com o WhatsApp, ligações a um clique de distância e muito mais.

Qual gestor de leads automotivos é recomendado?

O mercado automotivo precisa de inovação, simplicidade e agilidade, e um gestor de leads automotivos que oferece esses três pontos e muito mais é o C2S. A ferramenta de gestão de leads automotivos C2S é completa e feita para quem quer aumentar as vendas de veículos e não perder mais seus leads.

Facilita o dia a dia dos vendedores, que utilizam o gestor de leads para acompanhar todos os leads provenientes de portais e canais, como Facebook, WhatsApp, Instagram, e-mail e telefone.

Para saber mais sobre o gestor de leads automotivos C2S, basta entrar em contato com um consultor, que o atenderá da melhor forma.