5 desafios para resolver e fazer uma boa gestão de leads automotivos

5 desafios autos.jpg

5 desafios para resolver e fazer uma boa gestão de leads automotivos

A rotina das lojas de autos é desafiadora e exige dedicação, paciência e uma boa gestão da carteira de leads.

Os desafios são diversos, por isso é preciso atentar-se e estar preparados para resolvê-los. Veja abaixo 5 desafios que você precisa resolver para conseguir uma boa gestão de seus leads.

Desafio número 1:

A média do mercado é 1 venda para cada 100 leads gerados, por isso, o vendedor acaba vendo os leads como uma chateação onde se trabalha muito e se tem pouco resultado.

Como resolver esse desafio?

O vendedor precisa entender que a Era Digital funciona, e que somente se o vendedor atender bem conseguirá passar de 1 venda a cada 100 leads para mais de 4 vendas para cada 100 leads.

Por outro lado, o lojista tem que colocar na mão do vendedor um gestor de leads que seja de fácil manuseio e que ele goste de usar. O C2S entendeu essa necessidade e incorporou a facilidade de uso ao DNA da empresa, criando o gestor de leads com a melhor experiência de uso do mercado.

Com o uso diário do gestor de leads C2S, os vendedores conseguem responder rapidamente os leads e isso melhora a taxa de conversão. Afinal, as pessoas querem atendimento rápido e não ficar esperando dias ou horas por uma resposta.

Desafio número 2:

Vendedores dizem que clientes não atendem telefone e que preferem respostas por mensagem. Essa afirmação nem sempre está errada, mas o fato é que para o lojista, se o vendedor ligar para todos os leads a loja venderá muito mais.

A ligação telefônica permite que o vendedor faça muitas perguntas importantes para qualificar o lead, o que não é possível obter por mensagens. As respostas do cliente dadas por telefone ajudarão o vendedor a fazer uma negociação muito melhor, seja para acelerar e ser mais assertivo na negociação, seja para descartar um lead desqualificado rapidamente.

Como resolver esse desafio?

Cobre os vendedores para que eles liguem para todos os clientes em até 15 minutos após o lead demonstrar interesse. Explique que quando a ligação é feita imediatamente após o recebimento do lead, em mais de 80% das vezes o cliente atende e trata o vendedor com atenção, porque ele ainda está no computador vendo anúncios e pensando em comprar, depois de 30 minutos após a chegada do lead, o cliente já não se encontrará naquele micro momento de compra e se o vendedor ligar, em menos de 60% das vezes, será atendido e quando for atendido, o cliente não dará tanta atenção porque estará realizando outras tarefas.

Conclusão, não é o cliente que não quer receber ligação e sim o vendedor que está demorando para ligar!

Desafio número 3:

Vendedores dizem que a maioria dos leads são frios e, por isso, acabam deixando de tratar e acompanhar muitos leads com a devida atenção.

Os vendedores têm que entender, que menos de 20% dos leads de autos querem comprar o bem imediatamente ou em menos de uma semana. A grande maioria, comprará, em média, em até 2 semanas.

Os vendedores precisam ter em mente que uma boa parte dos leads são especulativos, nunca comprarão ou comprarão muito mais para frente.

Como resolver esse desafio?

Fazer o vendedor entender que na média, um automóvel é vendido depois de 6 interações com o cliente e o vendedor que não fizer Follow Up com esse cliente o perderá por falta de acompanhamento. Uma vez entendida esta dinâmica, a loja tem que ter uma ferramenta de gestão de leads como o C2S que facilita e induz os vendedores a sempre marcarem a próxima atividade com o cliente até que ocorra a venda ou que se perca o negócio.

Desafio número 4:

Vendedores dizem que a maioria dos leads não respondem as mensagens e isso acontece realmente quando o vendedor demorou muito para fazer contato com o cliente e o cliente por já ter sido abordado por vários outros concorrentes, desta forma ele não se dá ao trabalho de responder aquele vendedor demorado. Isso costuma acontecer porque o vendedor está usando o meio errado de resposta (sendo o e-mail o principal responsável pelo número baixo de conversão).

Como resolver esse desafio?

Realizar o primeiro contato por e-mail deveria ser uma atividade proibida para vendedores! Por mais rápidos que os vendedores respondam por e-mail, a grande maioria dos clientes já não abrem mais e-mails com frequência e a resposta do vendedor acaba ficando horas ou dias na caixa postal do cliente sem ser lida, enquanto isso outros vendedores concorrentes estão ligando ou enviando WhatsApp, meios recomendados, já que o cliente responde na hora!

A ferramenta de gestão de leads não pode permitir que o vendedor responda por e-mail e o C2S justamente induz o vendedor a usar o telefone, WhatsApp ou mesmo os chats para garantir a eficiência nos atendimentos.

Desafio número 5:

Não saber quando pedir para os vendedores arquivarem os leads. Saber a hora de arquivar um lead que não retorna é fundamental para dar atenção para os leads novos e mais quentes.

Como resolver esse desafio?

Depois de ligar, enviar WhatsApp, e-mail por 2 ou 3 dias seguidos e não ter resposta do cliente, arquive o lead e passe para o próximo! Se o cliente tiver interesse depois de todas essas tentativas ele o achará!

Sendo assim, converse com sua equipe de vendedores, resolva esses desafios e aumente as vendas de sua loja de autos!

Boas vendas e sucesso!