Em qual fonte devo investir?

Em qual fonte devo investir?

Se você tem dúvidas sobre em quais portais, redes sociais ou outras fontes de leads deve investir, entenda a seguir como o consumidor escolhe os seus caminhos de pesquisa/compra e invista da forma correta.

Portais verticais

Portais especializados como Zap Imóveis, VivaReal e Imovelweb.

Tendem a ter uma conversão mais alta porque o cliente está fazendo uma busca ativa; além disso, o portal é especializado e com filtros muito detalhados e sofisticados. Quem realmente quer comprar ou alugar um imóvel, procura um portal que atua exclusivamente na vertical imobiliária.

Portais horizontais 

Portais genéricos como Mercado Livre e OLX.

Tendem a ter uma conversão inferior aos portais verticais porque atraem pessoas que querem comprar produtos de inúmeras verticais e eventualmente são atraídos para a área de imóveis do portal. 

Esses portais geralmente não têm filtros tão detalhados como os dos portais verticais e por isso, em geral, não são o destino principal de quem procura imóveis. Não podemos deixar de citar que os portais horizontais são tão usados por todos no dia a dia que muitos acabam procurando imóveis por lá como destino principal, assim como fazemos com os portais verticais.

Redes Sociais 

Incluem Facebook, Instagram, Youtube e também as mais recentes como Telegram.

As redes sociais costumam ter uma conversão ainda menor porque não são pessoas altamente interessadas que entram espontaneamente em contato com a imobiliária. Diferentemente do portal vertical em que o interessado espontaneamente entrou no portal para procurar um imóvel, nas redes sociais a imobiliária faz um anúncio/post e promove este anúncio/post para que alcance o maior número de pessoas possível, normalmente, alcançando um número enorme de pessoas não tão interessadas. 

No entanto, se a imobiliária tem um trabalho bem feito em redes sociais e um público bem engajado, consegue, ainda assim, fazer um volume de vendas razoável para os clientes que foram impactados e acabaram se interessando. Isto não quer dizer que redes sociais não são fontes interessantes, mas quer dizer que, muito provavelmente, você gerará muito mais leads/contatos de pessoas com interesse menor do que os portais verticais e que sua conversão, muito provavelmente, será bem menor.

Google Ads

Quando falamos de Google Ads, ou seja, anúncios de sua imobiliária no Google, a qualificação desses leads é melhor do que nas redes sociais e quase tão boa quanto a de um portal vertical. 

Isso porque,a pessoa que achou o anúncio da sua imobiliária no Google está ativamente procurando um imóvel e digitou algo na busca, como: “Apartamento 3 quartos bairro do Ipiranga”. Ou seja, a pessoa que caiu no seu anúncio fez uma busca ativa no Google, de forma similar à busca que ocorre num portal vertical.

Site próprio

Os sites das imobiliárias tendem a ter um tráfego de pessoas pequeno e apenas algumas imobiliárias mais conhecidas conseguem realmente ter volume de leads que venham de seus sites. Os sites das imobiliárias de bairro, além de concorrerem na busca do Google pelos clientes com as outras imobiliárias de bairro, concorrem com os investimentos enormes dos portais verticais e horizontais, tornando a tarefa de ser relevante muito desafiadora. 

Apesar desse desafio, as imobiliárias que conseguem gerar um bom tráfego de leads acabam tendo um lead muito bem qualificado em mãos, assim como os leads de portais verticais em que a busca pelo imóvel é ativa.

O investimento no site é relativamente pequeno se considerarmos o custo mensal parcial de uma pessoa para manutenção, publicação dos anúncios e hospedagem do site.

Tenha uma alta performance

Agora que você entendeu mais a fundo como o consumidor se comporta frente a cada uma dessas fontes, sugiro que você assista à nossa live sobre ”Gestão de leads imobiliários de alta performance” com participação da especialista em marketing digital imobiliário, Fernanda Nassim (RE/MAX Rede Pro).


Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre nós? Clique abaixo e conheça o C2S: gestor de leads capaz de aumentar suas vendas em mais de 30%!

Já decidiu em qual portal vai colocar seu dinheiro? Conta para a gente nos comentários! Até a próxima 😊

Leia também!

Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *