Vendas: como fidelizar o cliente?

Vendas: como fidelizar o cliente?

Antes de qualquer coisa, o que é um lead?

Lead é toda pessoa interessada em um serviço ou produto que entra em contato com uma empresa e pode se tornar um potencial cliente. Com a chegada da internet e o grande poder dos anúncios de sites e portais, o número de leads para o mercado em geral cresceu, principalmente no imobiliário e automotivo. Mas ter leads e mais leads e não saber vender não adianta nada. É indispensável saber atender o lead, converter e oferecer todo o suporte necessário.

Anúncios esclarecedores

Um dos pontos importantes e essenciais no mercado é objetividade dos anúncios. Isto é, os anúncios precisam ser bem escritos, terem fotos reais dos produto/serviço e conter todas informações relevantes.

Use sempre fotos verdadeiras, pois as pessoas são muito visuais e, como se sabe, uma imagem vale mais que mil palavras. Dessa forma, o lead já avalia se aquele produto é ou não o que ele procura. Isso poupa o tempo do lead e ainda gera economia para o seu negócio, que não gastará com anúncios errôneos.

Como fidelizar o cliente?

A fidelização de clientes não é uma tarefa tão simples, é preciso esforço, dedicação, tempo e melhorias constantes. Os mercados de automóveis e imóveis, por exemplo, estão cada vez mais acirrados, visto que os clientes são rodeados de opções. Por isso, é importante saber lidar com as situações para ter destaque.

Para ser diferenciado e chamar a atenção dos clientes, é indispensável ter estratégias bem alinhadas, estruturadas e baseadas no que o público-alvo de seu negócio espera.

Atenda com excelência e tenha um bom relacionamento com seus clientes

Os preços da sua empresa são competitivos? O ambiente é agradável? Os produtos são conservados? Ótimo! Mas nada disso supera o atendimento de qualidade, que pode ser o fator decisivo para o fechamento.

O cliente, quando atendido com simpatia, cordialidade e presteza, tende a querer repetir o processo e passar a indicar sua empresa. Ou seja, além de fidelizar o cliente, o bom atendimento faz com que ele seja um divulgador de seu negócio para os amigos e conhecidos dele.

Mas, como manter um relacionamento contínuo, se as centenas ou milhares de leads que chegam para sua empresa estão espalhados nos portais ou nas caixas de e-mail que recebem os leads da sua empresa? Você precisa garantir que todos os seus leads estejam numa única base de dados para que se possa criar otimizar o processo.

Conheça seu público-alvo

Conhecer e entender o público-alvo é fundamental, assim, é possível oferecer serviços personalizados e que atendam realmente a necessidade de cada um. Pratique o overdelivering, uma palavra em inglês que significa “entregar algo a mais” para o cliente. Isto é, você tem que trabalhar como e quando surpreender seus clientes, gerando valor para sua marca.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Velocify (uma empresa de automação de vendas inteligente, baseada em nuvem e projetada para ambientes de vendas em ritmo acelerado), se o lead for respondido no primeiro minuto após demonstrar interesse, a chance de venda cresce consideravelmente.

Veja abaixo o gráfico feito pela Velocify e entenda melhor:

Treine sua equipe de vendas

Para que o lead desde a primeira interação fique com uma boa impressão, é essencial que a equipe de vendas esteja pronta para entender e atender. Somente um time empenhado, capacitado e motivado é capaz de oferecer atendimento de qualidade. Muitas empresas investem em marketing e tecnologia, mas não treinam suas equipes de vendas, o que faz todo o esforço de captação do lead ser jogado no lixo.

Use um sistema de gestão de leads ao seu favor

A tecnologia veio para revolucionar, ajudar e dar resultados. Nos dias atuais, as pessoas quando querem um serviço e produto o procuram na internet, correto? E elas querem atendimento rápido. Em hipótese alguma um cliente quer ficar esperando dias para receber informações de um produto ou serviço, seja este um sapato, carro, imóvel, seguro ou viagem.

Para atender essa demanda, contar com um gestor de leads torna-se essencial no dia a dia de sua empresa.


Qual empresa tem software de gestão de leads?

Existem diversas opções no mercado, mas uma empresa de software de gestão de leads que se destaca é o C2S. Pois, através dele, você utiliza melhor o tempo de seus funcionários e eleva o padrão de atendimento de sua empresa com respostas prontas, integração com o WhatsApp, ligações a um clique de distância e muito mais.

O gestor de leads C2S é completo, simples, inovador e ideal para você nunca mais perder um cliente ou deixar de oferecer atendimento rápido e de excelência.

Deixe um comentário com o que achou e boas vendas 🙂

Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *