Distribuição de leads: opções, diferenças e melhores práticas

Distribuição de leads: opções, diferenças e melhores práticas

Distribuir os leads para os vendedores ou para uma ilha de atendimento que os pré-qualifica?

Muito se fala na geração de leads para o mercado, mas o que poucos falam é sobre a importância da qualificação deles. É preciso entender que os leads ainda não são clientes e não são todos os que fecharão negócio ou aumentarão a receita de sua empresa.

Para identificar as oportunidades mais quentes, com mais chances de fechar negócio, é indispensável a realização de uma triagem. Para transformar lead em venda, é necessário entender as necessidades de cada um, como: qual produto o lead quer, como ele gostaria de adquiri-lo, quando pretende fechar negócio e para qual finalidade o usará.

Ou seja, a qualificação dos leads nada mais é do que conhecê-los melhor.

Quem pode fazer essa qualificação?

O pré-vendedor é a pessoa mais indicada para fazer a triagem e qualificação dos leads. Um bom e treinado pré-vendedor consegue atender, em média, 450 leads por mês. Ele nunca atende na parte física da empresa e tem que estar sempre disponível para atender imediatamente cada lead online que chega.

Com essa qualificação feita pelo pré-vendedor, os leads chegam mais preparados para os vendedores de fato, que conseguem fechar mais negócios e aumentar a sua taxa de conversão.

Além disso, com a pré-qualificação dos leads de sua empresa, os custos por aquisição de cliente (CAC) são reduzidos, já que a equipe de vendas não desperdiça tempo com leads especulativos e atende às oportunidades com potencial maior de compra.

A qualificação é de extrema importância, mas não é o suficiente. Não adianta qualificar leads que estão há horas ou dias esperando por resposta, pois as pessoas estão no mundo digital e querem ser atendidas com agilidade e qualidade.

O que fazer para melhorar a taxa de resposta de sua empresa?

Responder todos os leads de forma ágil já é uma realidade no dia a dia das empresas com o software automotivo C2S. Essa ferramenta é inovadora, entregando os leads em questão de segundos ao vendedor que estiver disponível. Além disso, o C2S tem integração com os principais portais de anúncio, ajuda você a entender a performance de cada site de e fonte de lead e aumenta as vendas de sua empresa. Afinal, quando os leads são respondidos em até 15 minutos após demonstrar interesse, a chance de vender aumenta em mais de 300% em relação à média do mercado.

O software/gestor de leads C2S foi desenvolvido para facilitar o dia a dia do mercado de autos e imóveis, principalmente, e permite que o atendimento seja centrado em uma única ferramenta. Entre os clientes do C2S, alguns trabalham com uma ilha/célula de atendimento e outros trabalham distribuindo os leads diretamente para os vendedores.

Cada empresa tem suas particularidades e se adapta melhor a um dos dois modelos acima, porém, as que possuem uma combinação do modelo ilha e o C2S normalmente têm um resultado melhor do que as lojas que distribuem os leads diretamente para os vendedores.

Se sua loja tem um porte de médio para grande, sugere-se fortemente a montagem da ilha, e também o investimento na contratação de um ou dois bons pré-vendedores, responsáveis por fazer a triagem dos leads antes de encaminhá-los para os vendedores.


Conheça o C2S, gestor de leads dos líderes do mercado!

Deixe um comentário com o que achou e boas vendas 🙂

Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *