Como crescer no mercado imobiliário em 2023

Como crescer no mercado imobiliário em 2023

Hoje o conteúdo é pra você corretor de imóveis e gestor de imobiliária que já cansou de ler e testar coisas erradas. E já está muito frustrado com a falta de resultados concretos e vendas.

Nosso co-fundador e diretor comercial, Fernando Vallocci, juntamente com Gustavo Rangel, especialista em marketing digital imobiliário e dono da escola Xeque Mate Digital, realizaram uma live onde o assunto abordado foi “Como crescer no mercado imobiliário” ainda esse ano.

Sabemos que crescer no mercado imobiliário não é fácil, há muita concorrência e é difícil se destacar sem as ferramentas corretas, então trouxemos dicas e insights para ajudar você a melhorar e crescer muito em 2023.

Live com Fernando Vallocci e Gustavo Rangel

O primeiro passo é analisar a operação interna: melhore seus processos internos!

Não basta só ficar correndo atrás do próximo lead, buscando mais negociações se você não consegue controlar os negócios que estão em aberto, se você não sabe em que pé está cada fechamento já existente.

Você precisa usar ferramentas, você precisa controlar seus processos e informações, não tem como crescer sem analisar e entender como está seu negócio atualmente. É preciso olhar para o interno e buscar informações, analisar e assim se preparar para tomar decisões que ajudarão sua imobiliária a crescer no mercado.

Os processos internos eles precisam estar redondos, ou seja, funcionando de maneira correta para então ir em busca de novos leads, ir em busca de aumentar as negociações, afinal, de que adianta trazer vários leads se os seus corretores não estão preparados para atender e nem você, gestor da imobiliária, acompanhar o que está acontecendo.

Não tem como crescer sem informações: não tem como caminhar no escuro!

Muitas imobiliárias falam que querem crescer, que desejam aumentar as vendas, mas nem sabe quanto venderam no ano passado, não sabem quantos leads receberam, nem o VGV, VGC, nem quanto ganharam de comissionamento ou qual canal gerou mais vendas… Você sabe quanto sua imobiliária vendeu em 2022?

Para aumentar as vendas em 2023 você precisa criar metas novas baseadas no ano anterior (mês que vendeu mais, campanhas que deram mais certo, qual corretor vendeu mais e etc.) e para isso, você precisa ter o hábito de olhar e entender as informações. O C2S, gestor de leads, é uma ferramenta que pode te ajudar!

Você, gestor de imobiliária, precisa começar a buscar as informações e entendê-las, para então conseguir destacar e crescer sua imobiliária nesse mercado complexo e de ampla concorrência.

Entender seus clientes é fundamental para crescer no mercado imobiliário:

“Não são só números de celulares, são pessoas” foi uma das frases que o Gustavo Rangel falou pra gente, e o que podemos interpretar e entender dela? 

Nós podemos entender que não são apenas leads e informações, são pessoas reais, que tem desejos reais, sonhos e vidas reais e por isso elas querem ser tratadas de tal maneira.

Não adianta um atendimento totalmente automatizado, a pessoa interessada no imóvel precisa se identificar com o vendedor, dessa forma cria-se uma conexão, e é fato: pessoas compram de pessoas.

Você como gestor, precisa entender quem é seu cliente ideal para que dessa forma seja possível direcionar campanhas de marketing e trazer mais resultados e leads potenciais para a sua imobiliária.

Não trate seus leads como números de telefones, lide com eles da forma certa e receberá cada vez mais informações que colocarão sua empresa em posição de destaque e então, será possível crescer no mercado imobiliário.

Treinar seu time é importante para ajudar sua imobiliária a se destacar no mercado imobiliário:

O seu corretor precisa estar preparado para entender as necessidades de cada novo cliente e condicioná-los e direcioná-los da melhor forma possível para o estado de compra e, por isso, é tão importante que eles estejam preparados.

Afinal, aquela frase famosa já diz tudo: “time treinado ganha campeonato”. E realmente a premissa é verdadeira, porque não tem como seu time de corretores vender se não estão preparados para isso.

E aqui vai uma dica que o Gustavo Rangel trouxe durante o bate-papo: não precisa gastar muito dinheiro com isso, há duas maneiras simples de lidar com essa situação: são chamadas de “role play” e case de sucesso.

O primeiro, “Role play” é quando seus corretores interpretam papéis, um será o cliente e o outro será o corretor, a partir disso vocês encenam uma possível negociação e objeções que podem surgir e, então, todos vão dando suas opiniões e dicas, dessa forma cria-se vários insights para a equipe.

Já o segundo, o case de sucesso, você escolherá o seu melhor corretor, aquele que fez mais vendas e ele falará sobre cada uma das vendas dele, explicará como foi o processo de chegada, atendimento e como foi a negociação e então ele estará sendo exemplo para os outros.

Gestor, você não pode, em hipótese alguma, ignorar os treinamentos, você precisa conhecer sua equipe e treiná-los da melhor forma e só assim você conseguirá destacar sua empresa.

Comece pelo mais importante e não pelo mais fácil!

Se olharmos as demandas da empresa, veremos que existem várias coisas a serem feitas e é difícil elencar todas elas de maneira correta, mas o Fernando Vallocci deu a seguinte dica durante a live: não faça o que você acha mais fácil, faça o que é mais importante.

Caso a tarefa mais importante seja analisar uma ação ao invés de organizar alguns papéis, faça a análise, você precisa fazer o que trará resultados e não o que é mais fácil no momento. 

Assim que você ignora as demandas importantes porque elas são mais difíceis, você está perdendo dinheiro e não conseguirá acompanhar o mercado, já que ele está sempre mudando. Seja disciplinado e esteja preparado para fazer o que é certo e não só o que é conveniente no momento.


Destacar uma empresa não é nada fácil, crescer no mercado não é fácil, mas há várias ferramentas, livros, modos de pensar que ajudarão sua imobiliária a se diferenciar da concorrência. Então, não perca tempo!

Apesar de trazermos várias dicas neste post para crescer no mercado imobiliário em 2023, você encontrará muitas mais na live que ficou gravada,  clique no link abaixo para ver o vídeo completo.

“Não existe mercado parado, existem imobiliárias e corretores parados, movimente-se junto ao mercado e o crescimento é garantido”