Como pegar o cliente no micro-momento?

Como pegar o cliente no micro-momento?

Micro-momento: o que é e como usá-lo

Sabe aqueles momentos em que você está precisando de um produto e vai pesquisar sobre ele na internet? Esse é o chamado micro-momento e as marcas que se sobressaem têm a oportunidade de se destacar e causar um impacto positivo.

Neste artigo iremos te explicar o que é o micro-momento, e como usá-lo a favor do seu negócio.

O que é micro-momento?

Micro-momento é um pequeno momento da jornada de compra do cliente, e normalmente está relacionado ao uso do smartphone, por conta de estarmos sempre ligados aos nossos em grande parte do dia, e por isso, realizarmos a maior parte de buscas por meio dos mesmos.

O micro-momento ocorre sucessivas vezes enquanto o cliente está buscando o bem de interesse de compra. Por isso, o Google definiu quatro principais micro momentos, veja a seguir quais são e suas características.

1. I want to know (eu quero saber/conhecer)

Geralmente esse momento é o de pesquisa, quando você descobre um novo produto por meio de um anúncio, quando te indicam esse produto ou até mesmo quando você mesmo pesquisa e encontra na internet. Esse primeiro micro momento não indica que de fato você irá concretizar a compra, e sim que você está buscando saber mais sobre esse produto.

É um dos momentos decisivos para a decisão futura de compra: isso, pois, um lead bem atendido nesse primeiro micro-momento vai se lembrar posteriormente quem o atendeu e irá prosseguir a compra com essa pessoa. Veja aqui dicas de como prestar um primeiro atendimento impecável e vender mais.

2. I want to go (eu quero ir)

No micro momento “I want to go”(eu quero ir) transparece o desejo do usuário em descobrir a localização de um determinado estabelecimento, como também os casos de busca por estabelecimentos de qualquer seguimento próximos a sua localização, basicamente, as buscas relacionadas a mapas ou direções.

3. I want to buy (eu quero comprar)

O micro momento mais conhecido é refletido pela busca mais objetiva do usuário referente a algum produto. Por exemplo, você pode buscar por: “carro marca X ano 2020” e obter informações sobre esse tipo de produto ou até mesmo indicações de compra; entretanto, pessoas nessa etapa fazem pesquisas mais objetivas, como por exemplo: “carro marca X ano 2020 preço” e, assim, dificilmente as lojas não vão as ver como um usuários decididos a comprar algo.

4. I want to do (eu quero fazer)

Nesse caso, utilizamos esse micro momento quando queremos aprender a fazer algo buscando na internet, como por exemplo: uma receita, ou até mesmo auxílio nas atividades do dia a dia e não temos alguém para pedir ajuda.

Vale lembrar que o que mais se destaca nesse tipo de busca são os vídeos, ao invés de textos longos ou imagens; muitos sites vêm se destacando por oferecer esse recurso de entregar a resposta ao usuário por meio de um vídeo.

Como usar os micros momentos a favor das vendas de produtos com alto valor agregado?

Quando pensando nos mercados imobiliários e automotivos, cujas vendas são processos mais longos e que não são feitas em um período de dias, é importante considerar que seu potencial cliente vivenciará pelo menos três dos quatro possíveis micro-momentos: “quero conhecer”, “quero visitar” e “quero comprar”.

No primeiro, ele está buscando na internet sem real intenção de compra imediata, mas já pensando em um futuro próximo. Essas são os famosos leads frios, muitas vezes descartados de cara pelos vendedores por gerarem trabalho e nenhum retorno financeiro imediato.

Entretanto, é importante considerar que todos esses leads possuem potencial para evoluir para momentos “eu quero comprar” e fechar negócio com quem os atendeu bem.

Além disso, não tem como se afirmar sem falar com cada lead que ele é frio ou quente: o cliente pode estar apenas pesquisando, mas também pode querer já marcar uma visita na loja ou no imóvel, como também pode estar com o dinheiro no banco pronto para finalizar a compra.

O melhor jeito de saber qual é qual? Entre em contato dentro do micro-momento e com qualidade. 

Como pegar meu cliente no micro-momento?

Sabemos que o cliente fica em média 20 minutos buscando online aquilo que deseja comprar e é essencial poder falar com ele nesse tempo. Afinal, se você ligar para ele 2 horas depois, ele estará ocupado com outras coisas, já terá sido atendido e nem irá querer conversar com você.

Logo, o ponto essencial para atingir o cliente aqui é a agilidade e rapidez.

E os dados do mercado estão a nosso favor: você sabia que o primeiro a entrar em contato com o cliente tem 200% mais chances de fechar com ele posteriormente?

E não apenas isso: se você liga para o cliente em até 15 minutos após ele demonstrar interesse, você tem mais de 80% de chance de ser atendido com atenção por ele; em compensação, 60 minutos depois, suas chances despencam para menos de 60% de ser atendido com qualidade.

O motivo desses dados de mercado: o micro-momento.


Agora que você já entendeu o que é o micro-momento e sua importância, leia aqui como usar a tecnologia como aliada no processo de venda, inclusive através de gestores de leads como o C2S!

Pensado especificamente para te ajudar a administrar da forma mais veloz e eficaz todos seus leads e pegá-los no micro-momento, o C2S talvez seja o que você precisa agora.

Como foi aprender mais um meio de melhorar sua estratégia? Você já havia ouvido falar em micro momento? Deixe nos comentários as suas experiências! Até a próxima 😊

Leia também!

Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *